O grande truque dublado






Filme baseado em romance do escritor inglês Christopher Priest, roteirizado pela parceria firmada entre os irmãos ingleses Christopher e Jonathan Nolan. Christopher nasceu em Londres, em 1970, e começou a fazer filmes aos sete anos de idade com a câmera super-8 de seu pai. Antes de chamar a atenção mundial por seu filme Amnésia (2000), Nolan estudou literatura inglesa e já tinha realizado um outro longa-metragem (Following) e um curta. Fã de James Bond e Stanley Kubrick, o diretor entrou para o primeiro time de Hollywood ao se responsabilizar pela renovação da franquia Batman: além de Batman Begins, Nolan comandará a seqüência The Dark Knight. O elenco de O Grande Truque é estelar. Christian Bale e Michael Caine já haviam trabalhado com o diretor antes; a eles se juntam Hugh Jackman e Scarlett Johansson. O filme também chama a atenção pela direção de arte detalhista ao lado da fotografia, que se apropria do tema da magia e, assim, cria um ambiente perfeito para o desenrolar da disputa pelo prestígio de ser o melhor mágico do lugar. Participações especiais e curiosas de Andy Serkis e David Bowie.

"Nolan sendo Nolan, o filme não é contado de maneira linear, mas com vaivéns no roteiro que só ajudam no truque final do diretor.
[...] Como explica Cutter já no início, a platéia quer ser enganada. Para tanto, faz um acordo com o artista no começo do ato: suspenderá a crença na realidade, desde que seja surpreendida ao final...
É o que Nolan faz com o espectador, com maestria. Para tanto, conta com um roteiro bem amarrado, escrito a quatro mãos com seu irmão, Jonathan, a partir do livro homônimo do excêntrico autor britânico Christopher Priest, que teve a idéia para sua obra ao ler sobre um mágico chinês que realmente existiu (e é a chave para o filme, fique atento).
Conta ainda com um elenco impecável [...] Passados 20 minutos do longa, o próprio espectador se sentirá na platéia de um mágico, tentando adivinhar qual afinal é o truque. E não é essa a melhor definição de bom cinema?.

0 comentários: